GUIA DA BOA COMPRA

O QUE SÓ A WUTZL FAZ POR VOCÊ.

Após terem sido seduzidos por uma boa conversa ou preços apetitosos, muitos clientes tomaram conhecimento desta lista de atitudes e nos pediram para incluí-la em nosso site. Houve certa resistência de nossa parte, por temor de que fosse interpretada como um ataque velado a algum concorrente, o que seria uma distorção. Esta lista é, sim, um guia para compras empresariais em geral, não só de equipamentos de impressão, e os benefícios coletivos de um mercado mais ético finalmente nos convenceram a divulgá-la.

ANTES DE FECHAR O PEDIDO:

1 - Cheque o seu fornecedor junto aos serviços de proteção ao crédito (SERASA, SPC, SCI, etc); quem não consegue comprar não consegue produzir ou garantir o produto.
Caso não tenha acesso ao SERASA, uma boa dica é verificar se seu fornecedor possui o cadastro "autorizado a operar" no BNDES, somente empresas em dia com suas obrigações podem ter isso. Consulte o site do BNDES em www.bndes.gov.br

2 - Cheque referências de seu fornecedor; cheque se ele é capaz de fornecer o nome e telefone de pelo menos 4 clientes satisfeitos com o modelo que você pretende comprar. Pode-se estar evitando ser "cobaia", ou mais um insatisfeito.

3 - Verifique no site do tribunal de justiça do estado de origem do seu candidato a fornecedor se existem ações de consumidores lesados ou de sonegação de impostos contra o mesmo. Isto pode evitar que você seja mais um à espera de Justiça. A consulta pela internet é rápida e gratuita.

4 - Visite a empresa de quem pretende comprar, sua estrutura, o estoque de peças de reposição, a capacidade instalada, e o nível de atividade do seu fornecedor. Lembre-se que ele será seu parceiro e deve estar à altura disto. Sites vistosos e catálogos bonitos são, hoje em dia, baratos de produzir e muitas vezes escondem empresas desorganizadas e incapazes de fornecer o que prometem.

5 - Compare tecnicamente o equipamento que pretende comprar. Caso estiver comprando um equipamento de impressão, uma boa referência é o nosso texto "Comparar é Preciso". Nele são explicados um a um os principais aspectos técnicos e as perguntas que deverão ser elaboradas para selecionar e esclarecer totalmente as características do equipamento que você irá receber.

6 - Verifique se o seu fornecedor possui um sistema de gestão da qualidade certificado e auditado, ISO-9000, por exemplo, e se monitora a satisfação de seus clientes. Peça os números. Se forem positivos, ele terá prazer em apresentá-los.

DEPOIS DE FECHAR O PEDIDO:

1 - Solicite a apresentação da via fixa (via do talonário) da nota fiscal do equipamento que está comprando. “Espelhamento de nota” é crime, mas não é tão raro quanto se imagina e o comprador é, segundo a lei brasileira, tão culpado quanto o sonegador, estando sujeito às mesmas penas. No caso da nota fiscal eletrônica consulte o site da receita e verifique se os dados conferem no link: nfe.fazenda.sp.gov.br/ConsultaNFe/consulta/publica/ConsultarNFe.aspx

2 - Monitore e registre o desempenho do seu fornecedor no pós venda, e informe amplamente seus parceiros comerciais e colaboradores internos, de modo que possuam subsídios para decisão no momento de repetir a compra. Não são raras as empresas insatisfeitas que repetem o erro na próxima compra, ou se esquecem um desempenho primoroso, trocando de fornecedor.