TAMPOGRAFIA - Wutzl Sistemas de Impressão


TAMPOGRAFIA

CONHEÇA NOSSA LINHA DE TAMPOGRAFIA

A Tampografia é um processo de impressão por transferência indireta de tinta, a partir de um clichê gravado em baixo relevo com o motivo a ser impresso, por um tampão (almofada) de silicone.

Para executar uma impressão no Sistema de Tinteiro Aberto o clichê é coberto de tinta pelo sistema de entintamento após o que, é raspado, permanecendo tinta apenas no baixo relevo da gravação no clichê. O tampão pressiona o baixo relevo colhendo parte da tinta ali retida, move-se para sobre a peça e pressiona a peça depositando a tinta que havia colhido.

No Sistema de Tinteiro Selado a lâmina de cobertura e a lâmina de raspagem são substituídos por um recipiente em formato de copo que, estando cheio de tinta trabalha emborcado sobre o clichê sendo o trabalho de raspagem executado pela própria borda do copo que é feita de material extremamente resistente e durável.

A raspagem ocorre com o deslocamento horizontal do copo sobre o clichê.
O ciclo de colheita da tinta e impressão, apartir desta fase, é idêntico ao do tinteiro aberto.

A tampografia é um processo muito versátil, pode ser utilizada para imprimir em superfícies cilíndricas, curvas ou planas, regulares ou irregulares. Aplicações típicas incluem brinquedos, relógios, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, vidrarias, brindes e outros.

Quais as vantagens na tampografia?

1 - Altíssima qualidade de impressão em grafismos e traços finos,
2 - Possibilita impressões em superfícies irregulares, côncavas, convexas e em degraus;
3 - Processo de impressão contínua, sem necessidade de constantes paradas para acerto na qualidade de impressão, possibilitando elevada produção horária;
4 - Índice mínimo de rejeição de peças, e com possível recuperação, ocasionando economia de material e ganho de produção;
5 - Número extremamente elevado de impressões com o mesmo clichê, e possibilidade de impressão em até 4 cores na mesma máquina.

Onde aplicar a impressão tampográfica?

A impressão TAMPOGRÁFICA pode ser realizada em peças compostas de termoplásticos, termofixos, metais, vidros, madeiras, couro etc.

Sendo utilizada na Indústria elétrica, eletroeletrônica, brinquedos, brindes em geral, embalagens, utensílios domésticos, peças técnicas (escala métrica, termômetro, instrumentos de medição, etc.), na indústria automobilística, ótica, calçados, enfeites, aviamentos, relógios e outros.